Skip to main content

SMS Scharnhorst Índice Primeira Guerra Mundial | Batalha de Coronel | Batalha das Ilhas Malvinas | Bibliografia | Ligações externas | Menu de navegação22101769Areamilitar.net - Cruzador blindado classe Scharnhorst

Navios de 1906Navios construídos em HamburgoNavios construídos pela Blohm & VossNavios da Primeira Guerra MundialNavios da Marinha Imperial Alemã


cruzador blindadoalemãoHamburgoSMS GneisenaugeneralGerhard von ScharnhorstTsingtaoVice-AlmiranteMaximilian von SpeePrimeira Guerra MundialSMS GneisenauSMS EmdenSMS LeipzigSMS DresdenSMS NürnbergIlhas MarianasPacíficoÍndicoSamoaPolinésia FrancesaIlha de PáscoaAlmiranteChristopher CradockHMS GlasgowCoronelSolHMS Good HopeMalvinasAreamilitar.net - Cruzador blindado classe Scharnhorst










(function()var node=document.getElementById("mw-dismissablenotice-anonplace");if(node)node.outerHTML="u003Cdiv class="mw-dismissable-notice"u003Eu003Cdiv class="mw-dismissable-notice-close"u003E[u003Ca tabindex="0" role="button"u003Eocultaru003C/au003E]u003C/divu003Eu003Cdiv class="mw-dismissable-notice-body"u003Eu003Cdiv id="localNotice" lang="pt" dir="ltr"u003Eu003C/divu003Eu003C/divu003Eu003C/divu003E";());




SMS Scharnhorst




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.






Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa













































SMS Scharnhorst

SMS Scharnhorst by Arthur Renard.jpg
Carreira  Alemanha
Operador

Marinha Imperial Alemã
Fabricante

Blohm & Voss, Hamburgo
Homônimo

Gerhard von Scharnhorst

Batimento de quilha
22 de março de 1905
Lançamento
23 de março de 1906
Comissionamento
24 de outubro de 1907
Fatalidade
Afundado na Batalha das Malvinas
em 8 de dezembro de 1914
Estado
Naufragado
Características gerais
Tipo de navio

Cruzador blindado

Classe

Scharnhorst

Deslocamento
12 985 t
Maquinário
3 motores de tripla expansão
18 caldeiras
Comprimento
144,6 m

Boca
21,6 m

Calado
8,37 m
Propulsão
3 hélices

-
25 645 hp (19 100 kW)
Velocidade
22,5 nós (41,7 km/h)
Blindagem
Cinturão: 150 mm
Torres de artilharia: 180 mm
Convés: 35 a 60 mm
Armamento
8 canhões de 210 mm
6 canhões de 150 mm
18 canhões de 88 mm
4 tubos de torpedo de 450 mm
Tripulação
840

O SMS Scharnhorst foi um cruzador blindado alemão construído em Hamburgo em 1906 e comissionado em 1907, tinha como navio-irmão o SMS Gneisenau. Foi batizado em homenagem ao general Gerhard von Scharnhorst. Integrou o Esquadrão Alemão da Ásia Oriental, baseado em Tsingtao, comandado pelo Vice-Almirante Maximilian von Spee.




Índice





  • 1 Primeira Guerra Mundial


  • 2 Batalha de Coronel


  • 3 Batalha das Ilhas Malvinas


  • 4 Bibliografia


  • 5 Ligações externas




Primeira Guerra Mundial |


Quando a Primeira Guerra Mundial começou, o Vice-Almirante von Spee chamou todos os navios do Esquadrão Asiático constituído, além do Scharnhorst, pelo SMS Gneisenau, e os cruzadores leves SMS Emden, SMS Leipzig, SMS Dresden, SMS Nürnberg. A frota partiu para as Ilhas Marianas. Em seguida, a frota partiu para o Pacífico central, mas em 13 de agosto, o capitão Karl von Müller, aconselhou von Spee, que o SMS Emden deveria ir para o Índico para cortar as linhas de suprimento inimigas. Spee concordou e von Müller, comandando o SMS Emden, partiu para o Índico, separando-se da frota.


Em 8 de setembro, o Nürnberg, após retornar de Honolulu, trouxe a notícia da conquista britânica da colônia alemã de Samoa. Spee, então decidiu atacar a Polinésia Francesa, que estava praticamente indefesa, o ataque foi bem-sucedido, de lá partiu para a Ilha de Páscoa.



Batalha de Coronel |


Os britânicos reuniram sua frota para destruir a frota de Spee. o Almirante Christopher Cradock assumiu o comando, entretanto Cradock sabia que não teria chances contra a frota de Spee, pois os seus navios eram velhos, lentos e sua tripulação era inexperiente, totalmente o oposto da poderosa frota alemã. O HMS Glasgow estava reabastecendo em Coronel, quando interceptou mensagens de rádio de um navio alemão, que também estava reabastecendo em Coronel, o Glasgow soube que o navio alemão havia avisado à frota de Spee, então o Glasgow enviou uma mensagem à frota de Cradock sobre a chegada dos alemães em Coronel. Quando Spee chegou em Coronel percebeu que os britânicos já o esperava, ele preferiu não atacar ainda, já o Almirante Cradock tentou atacá-lo enquanto o Sol ainda brilhava. Ao anoitecer, Spee contra-atacou, o Scharnhorst bombardeou o navio de Cradock, o HMS Good Hope, junto com o Gneisenau. Às 19hs57mins, o Good Hope afundou matando todos os tripulantes, inclusive Cradock. Às 21hs18mins, o HMS Monmouth também afundou, já o Scharnhorst recebeu apenas 2 balas que nem explodiram, a vitória alemã foi comemorada intensamente.



Batalha das Ilhas Malvinas |




O SMS Scharnhorst afundando enquanto o SMS Gneisenau continua a luta ao fundo


Os britânicos decidiram enviar uma poderosa frota para as Malvinas e esperar a frota de Spee chegar para afundá-la. Em 7 de dezembro de 1914, a frota de Spee chegou nas Malvinas com o propósito de destruiu o transmissor sem fio da ilha, mas os britânicos iniciaram a perseguição à frota de Spee que tentou fugir rumando para o Sudeste, o Gneisenau estava na frente, seguido pelo Nürnberg, depois o Scharnhorst e atrás estava o Dresden e o Leipzig. Às 13hs20mins a frota britânico alcançou o Scharnhorst iniciando o bombardeio ao navio alemão. Spee sabia que não conseguiria escapar dos britânicos, então ordenou que os cruzadores leves tentassem fugir, enquanto o Scharnhorst e o Gneisenau davam cobertura. O Almirante Sturdee, enviou seus cruzadores rápidos para perseguirem os cruzadores leves, o HMS Invincible atacou o Scharnhorst enquanto o HMS Inflexible atacou o Gneisenau. Spee desviou para o Sul, quando os britânicos se aproximaram os tiros do Scharnhorst e do Gneisenau obrigaram os britânicos à recuarem. ÀS 15hs30mins, o Scharnhorst estava seriamente danificado, muita água entrava, sua terceira chaminé havia sido destruída, enquanto o incêndio consumia o navio. Às 16hs17mins, o Scharnhorst afundou, todos os tripulantes faleceram, inclusive o Vice-Almirante von Spee, os outros navios também foram afundados, ao todo 2.200 marinheiros alemães faleceram, incluindo 2 filhos de von Spee



Bibliografia |



  • Bennett, Geoffrey (2005). Naval Battles of the First World War. London: Pen & Sword Military Classics. ISBN 1-84415-300-2 


  • Gardiner, Robert; Gray, Randal, eds. (1984). Conway's All the World's Fighting Ships: 1906–1922. Annapolis: Naval Institute Press. ISBN 0-87021-907-3 


  • Gröner, Erich (1990). German Warships: 1815–1945. Annapolis: Naval Institute Press. ISBN 0-87021-790-9. OCLC 22101769 


  • Halpern, Paul G. (1995). A Naval History of World War I. Annapolis: Naval Institute Press. ISBN 1-55750-352-4 


  • Hawkins, Nigel (2002). Starvation Blockade: The Naval Blockades of WWI. Annapolis: Naval Institute Press. ISBN 0-85052-908-5 


  • Herwig, Holger (1980). "Luxury" Fleet: The Imperial German Navy 1888–1918. Amherst, New York: Humanity Books. ISBN 978-1-57392-286-9 


  • Hough, Richard (1980). Falklands 1914: The Pursuit of Admiral Von Spee. [S.l.]: Periscope Publishing Ltd. ISBN 978-1-904381-12-9 


  • Strachan, Hew (2001). The First World War: Volume 1: To Arms. Oxford: Oxford University Press. ISBN 0-19-926191-1 


Ligações externas |


Areamilitar.net - Cruzador blindado classe Scharnhorst









Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=SMS_Scharnhorst&oldid=54116491"










Menu de navegação



























(window.RLQ=window.RLQ||[]).push(function()mw.config.set("wgPageParseReport":"limitreport":"cputime":"0.404","walltime":"0.644","ppvisitednodes":"value":5420,"limit":1000000,"ppgeneratednodes":"value":0,"limit":1500000,"postexpandincludesize":"value":37631,"limit":2097152,"templateargumentsize":"value":6650,"limit":2097152,"expansiondepth":"value":20,"limit":40,"expensivefunctioncount":"value":0,"limit":500,"unstrip-depth":"value":0,"limit":20,"unstrip-size":"value":0,"limit":5000000,"entityaccesscount":"value":1,"limit":400,"timingprofile":["100.00% 593.290 1 -total"," 88.20% 523.268 1 Predefinição:Info/Navio"," 85.66% 508.238 1 Predefinição:Info"," 34.56% 205.037 1 Predefinição:Categorização_AD_e_AB_de_outras_wikis"," 11.80% 69.993 1 Predefinição:Converter"," 11.67% 69.260 8 Predefinição:Citar_livro"," 8.25% 48.918 1 Predefinição:Sigfig"," 6.70% 39.747 1 Predefinição:Sigfig/rnd"," 6.26% 37.136 1 Predefinição:Rnd"," 3.93% 23.317 6 Predefinição:Unidade"],"scribunto":"limitreport-timeusage":"value":"0.073","limit":"10.000","limitreport-memusage":"value":2354115,"limit":52428800,"cachereport":"origin":"mw1263","timestamp":"20190409220329","ttl":2592000,"transientcontent":false);mw.config.set("wgBackendResponseTime":134,"wgHostname":"mw1324"););

Popular posts from this blog

How to create a command for the “strange m” symbol in latex? Announcing the arrival of Valued Associate #679: Cesar Manara Planned maintenance scheduled April 23, 2019 at 23:30 UTC (7:30pm US/Eastern)How do you make your own symbol when Detexify fails?Writing bold small caps with mathpazo packageplus-minus symbol with parenthesis around the minus signGreek character in Beamer document titleHow to create dashed right arrow over symbol?Currency symbol: Turkish LiraDouble prec as a single symbol?Plus Sign Too Big; How to Call adfbullet?Is there a TeX macro for three-legged pi?How do I get my integral-like symbol to align like the integral?How to selectively substitute a letter with another symbol representing the same letterHow do I generate a less than symbol and vertical bar that are the same height?

Българска екзархия Съдържание История | Български екзарси | Вижте също | Външни препратки | Литература | Бележки | НавигацияУстав за управлението на българската екзархия. Цариград, 1870Слово на Ловешкия митрополит Иларион при откриването на Българския народен събор в Цариград на 23. II. 1870 г.Българската правда и гръцката кривда. От С. М. (= Софийски Мелетий). Цариград, 1872Предстоятели на Българската екзархияПодмененият ВеликденИнформационна агенция „Фокус“Димитър Ризов. Българите в техните исторически, етнографически и политически граници (Атлас съдържащ 40 карти). Berlin, Königliche Hoflithographie, Hof-Buch- und -Steindruckerei Wilhelm Greve, 1917Report of the International Commission to Inquire into the Causes and Conduct of the Balkan Wars

Чепеларе Съдържание География | История | Население | Спортни и природни забележителности | Културни и исторически обекти | Религии | Обществени институции | Известни личности | Редовни събития | Галерия | Източници | Литература | Външни препратки | Навигация41°43′23.99″ с. ш. 24°41′09.99″ и. д. / 41.723333° с. ш. 24.686111° и. д.*ЧепелареЧепеларски Linux fest 2002Начало на Зимен сезон 2005/06Национални хайдушки празници „Капитан Петко Войвода“Град ЧепелареЧепеларе – народният ски курортbgrod.orgwww.terranatura.hit.bgСправка за населението на гр. Исперих, общ. Исперих, обл. РазградМузей на родопския карстМузей на спорта и скитеЧепеларебългарскибългарскианглийскитукИстория на градаСки писти в ЧепелареВремето в ЧепелареРадио и телевизия в ЧепелареЧепеларе мами с родопски чар и добри пистиЕвтин туризъм и снежни атракции в ЧепелареМестоположениеИнформация и снимки от музея на родопския карст3D панорами от ЧепелареЧепелареррр