SMS Scharnhorst Índice Primeira Guerra Mundial | Batalha de Coronel | Batalha das Ilhas Malvinas | Bibliografia | Ligações externas | Menu de navegação22101769Areamilitar.net - Cruzador blindado classe Scharnhorst
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SMS Scharnhorst
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SMS Scharnhorst | |
---|---|
Carreira Alemanha | |
Operador | Marinha Imperial Alemã |
Fabricante | Blohm & Voss, Hamburgo |
Homônimo | Gerhard von Scharnhorst |
Batimento de quilha | 22 de março de 1905 |
Lançamento | 23 de março de 1906 |
Comissionamento | 24 de outubro de 1907 |
Fatalidade | Afundado na Batalha das Malvinas em 8 de dezembro de 1914 |
Estado | Naufragado |
Características gerais | |
Tipo de navio | Cruzador blindado |
Classe | Scharnhorst |
Deslocamento | 12 985 t |
Maquinário | 3 motores de tripla expansão 18 caldeiras |
Comprimento | 144,6 m |
Boca | 21,6 m |
Calado | 8,37 m |
Propulsão | 3 hélices |
- | 25 645 hp (19 100 kW) |
Velocidade | 22,5 nós (41,7 km/h) |
Blindagem | Cinturão: 150 mm Torres de artilharia: 180 mm Convés: 35 a 60 mm |
Armamento | 8 canhões de 210 mm 6 canhões de 150 mm 18 canhões de 88 mm 4 tubos de torpedo de 450 mm |
Tripulação | 840 |
O SMS Scharnhorst foi um cruzador blindado alemão construído em Hamburgo em 1906 e comissionado em 1907, tinha como navio-irmão o SMS Gneisenau. Foi batizado em homenagem ao general Gerhard von Scharnhorst. Integrou o Esquadrão Alemão da Ásia Oriental, baseado em Tsingtao, comandado pelo Vice-Almirante Maximilian von Spee.
Índice
1 Primeira Guerra Mundial
2 Batalha de Coronel
3 Batalha das Ilhas Malvinas
4 Bibliografia
5 Ligações externas
Primeira Guerra Mundial |
Quando a Primeira Guerra Mundial começou, o Vice-Almirante von Spee chamou todos os navios do Esquadrão Asiático constituído, além do Scharnhorst, pelo SMS Gneisenau, e os cruzadores leves SMS Emden, SMS Leipzig, SMS Dresden, SMS Nürnberg. A frota partiu para as Ilhas Marianas. Em seguida, a frota partiu para o Pacífico central, mas em 13 de agosto, o capitão Karl von Müller, aconselhou von Spee, que o SMS Emden deveria ir para o Índico para cortar as linhas de suprimento inimigas. Spee concordou e von Müller, comandando o SMS Emden, partiu para o Índico, separando-se da frota.
Em 8 de setembro, o Nürnberg, após retornar de Honolulu, trouxe a notícia da conquista britânica da colônia alemã de Samoa. Spee, então decidiu atacar a Polinésia Francesa, que estava praticamente indefesa, o ataque foi bem-sucedido, de lá partiu para a Ilha de Páscoa.
Batalha de Coronel |
Os britânicos reuniram sua frota para destruir a frota de Spee. o Almirante Christopher Cradock assumiu o comando, entretanto Cradock sabia que não teria chances contra a frota de Spee, pois os seus navios eram velhos, lentos e sua tripulação era inexperiente, totalmente o oposto da poderosa frota alemã. O HMS Glasgow estava reabastecendo em Coronel, quando interceptou mensagens de rádio de um navio alemão, que também estava reabastecendo em Coronel, o Glasgow soube que o navio alemão havia avisado à frota de Spee, então o Glasgow enviou uma mensagem à frota de Cradock sobre a chegada dos alemães em Coronel. Quando Spee chegou em Coronel percebeu que os britânicos já o esperava, ele preferiu não atacar ainda, já o Almirante Cradock tentou atacá-lo enquanto o Sol ainda brilhava. Ao anoitecer, Spee contra-atacou, o Scharnhorst bombardeou o navio de Cradock, o HMS Good Hope, junto com o Gneisenau. Às 19hs57mins, o Good Hope afundou matando todos os tripulantes, inclusive Cradock. Às 21hs18mins, o HMS Monmouth também afundou, já o Scharnhorst recebeu apenas 2 balas que nem explodiram, a vitória alemã foi comemorada intensamente.
Batalha das Ilhas Malvinas |
Os britânicos decidiram enviar uma poderosa frota para as Malvinas e esperar a frota de Spee chegar para afundá-la. Em 7 de dezembro de 1914, a frota de Spee chegou nas Malvinas com o propósito de destruiu o transmissor sem fio da ilha, mas os britânicos iniciaram a perseguição à frota de Spee que tentou fugir rumando para o Sudeste, o Gneisenau estava na frente, seguido pelo Nürnberg, depois o Scharnhorst e atrás estava o Dresden e o Leipzig. Às 13hs20mins a frota britânico alcançou o Scharnhorst iniciando o bombardeio ao navio alemão. Spee sabia que não conseguiria escapar dos britânicos, então ordenou que os cruzadores leves tentassem fugir, enquanto o Scharnhorst e o Gneisenau davam cobertura. O Almirante Sturdee, enviou seus cruzadores rápidos para perseguirem os cruzadores leves, o HMS Invincible atacou o Scharnhorst enquanto o HMS Inflexible atacou o Gneisenau. Spee desviou para o Sul, quando os britânicos se aproximaram os tiros do Scharnhorst e do Gneisenau obrigaram os britânicos à recuarem. ÀS 15hs30mins, o Scharnhorst estava seriamente danificado, muita água entrava, sua terceira chaminé havia sido destruída, enquanto o incêndio consumia o navio. Às 16hs17mins, o Scharnhorst afundou, todos os tripulantes faleceram, inclusive o Vice-Almirante von Spee, os outros navios também foram afundados, ao todo 2.200 marinheiros alemães faleceram, incluindo 2 filhos de von Spee
Bibliografia |
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Herwig, Holger (1980). "Luxury" Fleet: The Imperial German Navy 1888–1918. Amherst, New York: Humanity Books. ISBN 978-1-57392-286-9
Hough, Richard (1980). Falklands 1914: The Pursuit of Admiral Von Spee. [S.l.]: Periscope Publishing Ltd. ISBN 978-1-904381-12-9
Strachan, Hew (2001). The First World War: Volume 1: To Arms. Oxford: Oxford University Press. ISBN 0-19-926191-1
Ligações externas |
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